segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Os 50 campeões – como surgiu o maior evento esportivo dos Estados Unidos

Série traz destaques sobre as 50 edições anteriores do Super Bowl

Nesta semana em que se aproxima o Super Bowl LI, o Left Tackle Brasil inicia uma nova série, que vai retratar como foram as 50 edições anteriores da grande final da NFL. Será um grande aquecimento para a decisão entre Atlanta Falcons e New England Patriots, que será no próximo domingo (5), às 21h30 (horário de Brasília). Aqui, vamos falar sobre os participantes de cada confronto, destacando os vencedores, os derrotados, quem foi MVP e quem até mesmo surpreendeu nas decisões que aconteceram ao longo das últimas cinco décadas.

Nas cinco publicações seguintes sobre “Os 50 campeões”, vamos destacar cada uma das 50 edições anteriores do Super Bowl, destrinchando seus principais pontos de destaque. Este é o texto de introdução que abre a série. Nele, vamos contar sobre como surgiu o Super Bowl, e da influência deste confronto para o crescimento do esporte nos Estados Unidos e também mundo afora.

Antes de falarmos no Super Bowl, precisamos em primeiro lugar entrar em um contexto histórico da NFL. A liga surgiu em 1920, e sempre foi dominante em se tratando de futebol americano profissional. Existiram algumas outras ligas neste período, mas que não tinham a mesma popularidade que a da National Football League. Isso até chegarmos ao ano de 1959.

Na época, o empresário Lamar Hunt resolveu criar uma franquia para disputar a NFL. Ao ouvir um sonoro “não”, o próprio resolveu criar sua própria liga. Com o apoio de outros idealistas, surgiu a American Football League (AFL). A franquia criada por Hunt foi o Dallas Texans (hoje Kansas City Chiefs). Com 10 times, a AFL aos poucos se tornou a grande rival da liga mais tradicional, principalmente por apresentar novidades como os nomes dos jogadores nas camisas e a conversão de dois pontos após um touchdown. Nos anos 60, tanto quem vencia a NFL como a AFL se considerava campeão nacional.

Para haver um alívio na rivalidade, a NFL resolveu propor uma trégua, e tentar a união dos times das duas ligas. Em um primeiro momento, foi com a criação de uma final entre os vencedores da NFL e da AFL, para ter um campeão unificado no futebol americano.  Ao final da temporada de 1966 das duas competições, no dia 15 de janeiro de 1967, o Los Angeles Memorial Coliseum recebeu o “The AFL-NFL World Championship Game”, que foi o primeiro Super Bowl da história. O Green Bay Packers, campeão da NFL e maior vencedor da história da liga até hoje, enfrentou o Kansas City Chiefs, que conquistou a AFL. A grande decisão foi vencida pelo Packers, que ganharia também a edição seguinte, em 1968.

Quanto ao nome do confronto, a decisão só passou a ser chamada Super Bowl graças ao próprio Lamar Hunt (o criador dos Chiefs e da AFL). Ao ver sua filha com um brinquedo chamado Super Ball, ele se inspirou no nome e sugeriu Super Bowl. A palavra “bowl”, tigela em inglês, foi uma forma de homenagear também os jogos de fim de ano do College Football, que já faziam a Bowl Season naquela época. O nome pegou, e hoje o Super Bowl é o maior evento esportivo dos Estados Unidos, com uma audiência bastante elevada por lá. Considerando apenas os jogos anuais, o Super Bowl só perde em telespectadores no mundo inteiro para a final da UEFA Champions League.

Desde a oficialização deste nome, cada edição tem um número, em algarismos romanos. Até mesmo os primeiros Super Bowls foram rebatizados, como Super Bowl I, Super Bowl II, e assim sucessivamente. A exceção da maneira de numerar os nomes das finais foi no Super Bowl 50, pois 50 em romanos é a letra L, e a NFL não gostou do nome Super Bowl L, além do fato de que a letra L remete a “loser”, perdedor em inglês. Mas para a edição 51, os algarismos romanos voltaram, e o confronto deste ano será o Super Bowl LI.

A consolidação do Super Bowl como o grande evento do futebol americano foi em sua terceira edição. As desconfianças da qualidade dos times da AFL ante os da NFL ainda eram grandes. Mas em 1969, o New York Jets, campeão da AFL, derrotou o Baltimore Colts, vencedor da NFL. E em 1970, o Kansas City Chiefs se sagrou o vencedor, no último ano da American Football League. A partir da temporada seguinte, iniciada em 70, os times da AFL foram introduzidos na NFL. A maior parte das equipes da Conferência Americana (AFC) eram daquela liga, enquanto os times da antiga NFL integram a atual Conferência Nacional (NFC). A exceção de Pittsburgh Steelers, Baltimore Colts e Cleveland Browns, que se mudaram para a AFC como forma de equilibrar o número de franquias por conferência. E assim, ao longo dos anos, o Super Bowl se tornou de vez a grande decisão da National Football League.

Ao contarmos o início da “Era Super Bowl”, agora poderemos destrinchar cada uma das 50 edições anteriores, às vésperas do Super Bowl LI, a 51ª edição do evento. Fiquem ligados no andamento da série “Os 50 Campeões”, aqui no Left Tackle Brasil.

30/01 - Os 50 Campeões – como surgiu o maior evento esportivo dos Estados Unidos





Nenhum comentário:

Postar um comentário