quarta-feira, 16 de agosto de 2017

#LTExplica a estrutura da NFL



Chegamos ao terceiro texto da série #LTExplica, que tem como objetivo de fazer com que os novos fãs do futebol americano consigam entender melhor sobre o que acontece dentro do esporte. Durante este período de pré-temporada, lançamos um texto por semana, com explicações que busquem facilitar uma aproximação maior de quem está conhecendo esta modalidade apaixonante.

Nos episódios anteriores, trouxemos para este blog regras básicas, e as posições do futebol americano (os links podem ser encontrados ao final do texto). Aqui, você vai conhecer mais sobre a estrutura da NFL, a maior liga do esporte, e que é a  principal cobertura do Left Tackle Brasil desde o nosso lançamento, em julho passado.

A NFL e seus participantes

A National Football League é uma liga quase centenária, fundada em 1920. Quanto aos times que disputaram a primeira temporada, apenas o Chicago Cardinals (hoje Arizona Cardinals) e Decatur Staleys (atual Chicago Bears) continuam na liga até hoje, sendo estes, junto com o Green Bay Packers (fundado em 1919 mas na NFL desde 1922), as mais antigas entidades a ainda estarem na competição.

Ao longo dos anos, diversas expansões, e fusões com outras ligas foram acontecendo, até chegarmos a sua estrutura atual. A NFL hoje tem 32 franquias, que disputam anualmente o título da temporada. São sempre as mesmas equipes participantes, e não há um sistema de promoção ou rebaixamento, como acontece com o futebol. Na teoria, o pior time de um ano pode ser o melhor da temporada seguinte, e vice-versa.

Estas 32 equipes estão divididas em duas conferências, sendo a National Football Conference (NFC, ou Conferência Nacional) e a American Football Conference (AFC, Conferência Americana), com 16 times em cada uma delas. E dentro das conferências, existem quatro divisões: Leste, Oeste, Norte e Sul. Estes agrupamentos são regionais para a maior parte dos times, mas há exceções. Um exemplo é do Dallas Cowboys, que joga na NFC Leste por conta de sua rivalidade histórica com os demais times da divisão, e não por sua posição geográfica. Na imagem a seguir, os participantes da NFL divididos por divisão e por conferência.


Os times da NFL, por divisão e por conferência são estes.

AFC

AFC Leste: Buffalo Bills, Miami Dolphins, New England Patriots e New York Jets

AFC Norte: Baltimore Ravens, Cincinnati Bengals, Cleveland Browns e Pittsburgh Steelers

AFC Sul: Houston Texans, Indianapolis Colts, Jacksonville Jaguars e Tennessee Titans

AFC Oeste: Denver Broncos, Kansas City Chiefs, Oakland Raiders e Los Angeles Chargers

NFC

NFC Leste: Dallas Cowboys, New York Giants, Philadelphia Eagles e Washington Redskins

NFC Norte: Chicago Bears, Detroit Lions, Green Bay Packers e Minnesota Vikings

NFC Sul: Atlanta Falcons, Carolina Panthers, New Orleans Saints e Tampa Bay Buccaneers

NFC Oeste: Arizona Cardinals, San Francisco 49ers, Seattle Seahawks e Los Angeles Rams

Calendário de jogos na temporada regular

Rivais de NFC Leste, New York Giants e Dallas Cowboys se enfrentam duas vezes por temporada

A temporada da NFL ocorre entre setembro e dezembro. Cada equipe realiza 16 partidas em 17 semanas, tendo direito a uma semana de folga. Como são apenas 16 jogos, não é possível que uma franquia enfrente todos os demais participantes da liga na mesma temporada. Por isso, a NFL adotou um sistema de rotatividade dos confrontos, que permite a um time enfrentar todos os rivais pelo menos uma vez a cada quatro anos.

Os 16 confrontos são distribuídos da seguinte forma:

- 6 jogos contra adversários da própria divisão, sendo dois duelos contra cada rival;

- 4 jogos contra adversários de uma outra divisão da mesma conferência (ou seja, a cada três anos, um time enfrenta todos os demais da sua conferência pelo menos uma vez);

- 4 jogos contra adversários de uma divisão da outra conferência (a cada quatro anos, uma equipe enfrenta todas as demais da outra conferência pelo menos uma vez);

- 2 jogos contra adversários de outras duas divisões da mesma conferência, que tiveram posição semelhante no ano anterior (por exemplo, o primeiro colocado da divisão Sul na temporada passada, jogaria com os primeiros das divisões Norte e Leste, além de enfrentar toda a divisão Oeste da mesma conferência, por exemplo).

Entendendo isso, podemos passar para a parte seguinte, para compreender como funciona a classificação para a sequência da competição.

Como são definidos os classificados aos playoffs

Playoffs da NFL, quando o caminho para o título fica cada vez mais próximo

Avançam para a pós-temporada 12 equipes, sendo seis para cada conferência. A classificação é feita principalmente dentro das divisões. Portanto, tão importante que fazer uma boa campanha na temporada, é vencer a divisão, pois é a garantia de avanço aos playoffs. Todos os campeões das divisões vão para a fase seguinte, e fazem pelo menos uma partida de mata-mata em casa.

Mas quatro vagas para os playoffs são destinadas entre as equipes que não vencerem suas divisões. Os dois times de melhor campanha dentro da conferência, e que não forem campeões de divisão, também levam vagas para a fase de mata-mata. Vale lembrar que estes classificados podem até ser o segundo e terceiro colocados de uma mesma divisão, desde que estes tenham feito melhor campanha que todos os não campeões da conferência. Todas as fases da pós-temporada são disputadas dentro de cada conferência. O ranking dos classificados aos playoffs é definido assim.

#1 - Campeão de divisão com a melhor campanha da conferência;

#2 - Campeão de divisão com a segunda melhor campanha da conferência;

#3 - Campeão de divisão com a terceira melhor campanha da conferência;

#4 - Campeão de divisão com a quarta melhor campanha da conferência;

#5 - Time com a melhor campanha da conferência entre os não-campeões das divisões;

#6 -Time com a segunda melhor campanha da conferência entre os não-campeões das divisões;

Neste ranking dos classificados aos playoffs, cabe ressaltar um ponto. É possível que um time colocado em 5º ou 6º tenha uma campanha melhor que um ranqueado como 3º ou 4º. Isso acontece justamente pelo fato de a equipe não ter vencido a divisão, mas ter herdado a vaga como Wildcard. Como o time que vence a divisão tem direito a pelo menos um mando de campo, este acaba ficando melhor posicionado.

Um exemplo disso está na temporada passada. O Oakland Raiders e o Miami Dolphins foram os times #5 e #6 da AFC, por serem os melhores não campeões das divisões da conferência, vencendo 12 e 10 jogos, respectivamente. Mesmo com mais vitórias que o Houston Texans (nove, no total), eles acabaram nas posições de Wildcard. Como o Texans venceu sua divisão (AFC Sul), a equipe ficou melhor colocada que os dois citados, e por isso, jogou em casa na primeira fase da pós-temporada.

O mata-mata da NFL é disputado em janeiro do ano seguinte. Cada fase é em jogo único, em que quem vencer segue na disputa, e quem perder estará eliminado. O mando de campo sempre será do time de melhor campanha.

Por ser seis times participantes dos playoffs por conferência, as duas melhores equipes são premiadas com uma folga, e assim, os times #1 e #2 (campeões de divisão com as melhores campanhas) já entram diretamente nas semifinais da AFC ou da NFC. Os demais farão a primeira fase de mata-mata, o Wildcard, que envolve as franquias ranqueadas como #3, #4, #5 e #6. Os confrontos são entre o time #3 contra o time #6, e time #4 contra time #5. Quem vencer o Wildcard, avança para a fase seguinte.

Uma semana após o Wildcard, tem a fase de Divisional Playoffs, como são chamadas as semifinais das conferências. Os times #1 e #2, que folgaram na rodada anterior, enfrentam os vencedores da repescagem. A equipe de melhor campanha da conferência enfrenta o pior classificado, enquanto a segunda melhor, joga com o melhor classificado.

Os vencedores das semifinais vão para a final da conferência, o Conference Championship. As decisões da AFC e da NFC são realizadas na casa do time de melhor campanha classificado para esta fase. Quem vencer, conquista o título da conferência e vai para o Super Bowl.

Inaugurado em 2016, U.S. Bank Stadium receberá o Super Bowl LII, em fevereiro de 2018

A grande decisão é realizada duas semanas depois das finais de conferência, no primeiro domingo de fevereiro, em local pré-definido, em campo neutro. Apenas por curiosidade, nunca um Super Bowl teve a presença do time da cidade sede do evento. Em 2018, a decisão será em Minneapolis, na casa do Minnesota Vikings.

Ainda tem mais questões que queremos explicar para vocês na série #LTExplica. Ao longo do mês, também publicaremos textos sobre as principais faltas presentes em campo e as medidas que permitem a NFL ser a liga mais equilibrada do mundo.

Leia também:

#LTExplica regras básicas do futebol americano

#LTExplica as posições do futebol americano

Nenhum comentário:

Postar um comentário