terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Os 50 Campeões – SB 1 a 10 – Os primeiros times a levantarem o troféu



Estamos apresentando aqui no Left Tackle Brasil a série “Os 50 Campeões”, que tem como objetivo de apresentar a você como foram as 50 edições anteriores do Super Bowl. Uma ótima prévia para a decisão deste domingo (5), entre Atlanta Falcons e New England Patriots, às 21h30 (horário de Brasília).

No primeiro episódio, como texto introdutório, contamos como surgiu este espetáculo. Hoje, vamos mostrar como foram as primeiras dez edições do jogo. Serão apresentados os finalistas, os vencedores, quem foi MVP, e algumas surpresas que aconteceram ao longo dos anos.



Super Bowl I – 1967 – Green Bay Packers 35x10 Kansas City Chiefs

MVP: Bart Starr, quarterback do Green Bay Packers

O primeiro Super Bowl da história envolveu o Green Bay Packers, campeão da NFL, contra o Kansas City Chiefs, vencedor da AFL, no duelo que buscaria provar qual das ligas era a mais forte. A partida foi equilibrada no primeiro tempo, com o Packers sempre mantendo a vantagem, mas nos dois últimos quartos, Green Bay seguiu demonstrando sua força. A vitória por 35 a 10 coroou o Packers com o primeiro título de Super Bowl. Bart Starr foi o MVP da partida, lançando dois passes para touchdown. A franquia é a maior vencedora da história da NFL até hoje, somando os títulos da era clássica e da era Super Bowl.



Super Bowl II - 1968 – Green Bay Packers 33x14 Oakland Raiders

MVP: Bart Starr, quarterback do Green Bay Packers

Em mais um duelo entre campeões da NFL e AFL, o Green Bay Packers foi o vencedor do confronto. Em mais um domínio do time do Wisconsin, a equipe venceu o segundo Super Bowl da história com muita tranquilidade. Assim como em 1967, foi o quarterback Bart Starr quem se tornou o MVP. O atleta é considerado um dos melhores jogadores de todos os tempos. O Packers destas duas temporadas era treinado por Vince Lombardi, que hoje dá o nome ao troféu deste grande jogo.



Super Bowl III – 1969 – New York Jets 16x7 Baltimore Colts

MVP: Joe Namath, quarterback do New York Jets

Após duas edições, o Super Bowl estava sob ameaça de não continuar. Isso porque já eram recorrentes as conversas de que os times da NFL eram superiores aos da AFL. Esta teoria caiu por terra em 12 de janeiro de 1969, quando o  New York Jets, campeão da American Football League, surpreendeu ao vencer o Baltimore Colts, que era o grande favorito na decisão. Até hoje, aquela partida é cotada como uma das maiores zebras da história da NFL. Sob o comando de Joe Namath, o QB do Jets, o time anotou 16 pontos, e teve uma ótima atuação. Esta foi a única vez em que a franquia participou de um Super Bowl. O Colts foi o único time a participar do evento pela NFL e pela AFC, como passou a se chamar a conferência com os times da AFL, que durou até 1970.



Super Bowl IV – 1970 – Kansas City Chiefs 23x7 Minnesota Vikings

MVP: Len Dawson, quarterback do Kansas City Chiefs

O Chiefs foi o último campeão da AFL. Com um ótimo jogo terrestre, o time venceu com tranquilidade o Minnesota Vikings. Outro destaque de Kansas City foi o kicker norueguês Jan Stenerud, que anotou três field goals. O chutador é o único atleta que só jogou como kicker a estar no Hall da Fama da NFL. O MVP Len Dawson fez um passe para touchdown, dando aos Chiefs o primeiro título de Super Bowl em sua história. A partir da temporada seguinte, as franquias da AFL passaram a fazer parte da NFL.



Super Bowl V – 1971 – Baltimore Colts 16x13 Dallas Cowboys

MVP: Chuck Howley, linebacker do Dallas Cowboys

Este foi o único Super Bowl da história em que o MVP foi do time derrotado. Mesmo nomeado melhor jogador, Chuck Howley recusou o prêmio, alegando não fazer sentido ser escolhido o MVP se seu time tinha perdido – ele também foi o primeiro atleta de defesa a ter este prêmio. No ano passado, no Super Bowl 50, todos os MVP’s foram homenageados antes da partida. Howley foi um dos poucos que não apareceram na cerimônia. Em campo, foi o primeiro Super Bowl realmente equilibrado e emocionante. Com a lenda Johnny Unitas como QB do Colts, o time chegou a estar perdendo por sete pontos no último quarto. A reação de Baltimore veio com um touchdown, e com o field goal da vitória anotado por Jim O’Brien nos instantes finais.



Super Bowl VI – 1972 – Dallas Cowboys 24x3 Miami Dolphins

MVP: Roger Staubach, quarterback do Dallas Cowboys

Naquela época, o Cowboys era considerado um dos times mais odiados da NFL. Isso porque em 1967, na cidade de Dallas, o ex-presidente americano John Kennedy foi assassinado. A mágoa dos americanos com a franquia se encerrou no Super Bowl VI. Roger Staubach lançou dois passes para touchdown, foi escolhido o MVP da partida, e levou a franquia ao seu primeiro título. Após o jogo, o Dallas Cowboys passou a ter o respeito e admiração dos fãs do esporte, e hoje é um dos times mais populares da liga.



Super Bowl VII – 1973 – Miami Dolphins 14x7 Washington Redskins

MVP: Jake Scott, safety do Miami Dolphins

Foi a partida que coroou o ano perfeito do Miami Dolphins. A franquia foi a primeira e única na história a vencer o Super Bowl com uma temporada invicta. O time venceu todos os 14 jogos na temporada regular – na época eram apenas 14, e não 16 partidas – e chegou à decisão favorito ao título. O time treinado pelo técnico Don Shula dominou na decisão, garantindo o troféu. Com duas interceptações, sendo uma delas na endzone, no final do último quarto, o safety Jake Scott foi o MVP daquela decisão.



Super Bowl VIII – 1974 – Miami Dolphins 24x7 Minnesota Vikings

MVP: Larry Csonka, running back do Miami Dolphins

O Miami Dolphins participou do terceiro Super Bowl consecutivo. Desta vez, a temporada não foi invicta, como no ano anterior, mas o bicampeonato veio mesmo assim. O time da Florida dominou em campo, não oferecendo chances para o Minnesota Vikings tentar a vitória. Com duas corridas para touchdown, Larry Csonka foi o primeiro jogador de ataque a ser escolhido o MVP sem ser um quarterback.



Super Bowl IX – 1975 - Pittsburgh Steelers 16x6 Minnesota Vikings

MVP: Franco Harris, running back do Pittsburgh Steelers

A nona edição do Super Bowl foi marcada pelo primeiro título do Pittsburgh Steelers. Foi o primeiro dos seis títulos da franquia, maior vencedora desta era. O principal nome daquele jogo foi o running back Franco Harris, eleito o MVP. Harris ficou conhecido pela famosa “Recepção Imaculada” para touchdown, na temporada de 1972. E em sua primeira participação em Super Bowls, o atleta correu duas vezes para a endzone. Este foi também o primeiro título do quarterback Terry Bradshaw, um dos melhores jogadores da década.



Super Bowl X – 1976 – Pittburgh Steelers 21x17 Dallas Cowboys

MVP: Lynn Swann, wide receiver do Pittsburgh Steelers

O jogo que marcou dez anos de decisões foi bastante disputado. O Cowboys de Roger Staubach foi quem saiu na frente com um touchdown, e dominou a partida até o terceiro período. Nos 15 minutos finais, Pittsburgh virou o jogo, com direito a uma recepção de 64 jardas de Lynn Swann para TD, em uma jogada que fez por merecer o prêmio de melhor jogador. Foi o segundo título consecutivo do Steelers.

Ainda temos mais 40 edições para contarmos as histórias. Fiquem ligados na continuação da série “Os 50 Campeões”.


31/01 - Os 50 Campeões – SB 1 a 10 –  Os primeiros times a levantarem o troféu




Nenhum comentário:

Postar um comentário