sábado, 4 de fevereiro de 2017

Os 50 Campeões – SB 41 a 50 – Manning enfim conquista a decisão, e os atuais ídolos da liga



Estamos apresentando aqui no Left Tackle Brasil a série “Os 50 Campeões”, que tem como objetivo de apresentar a você como foram as 50 edições anteriores do Super Bowl. Uma ótima prévia para a decisão deste domingo (5), entre Atlanta Falcons e New England Patriots, às 21h30.

Nos episódios anteriores, contamos como surgiu este grande evento, e também sobre as primeiras 40 edições (os links para os demais capítulos você poderá acessar ao final deste post). Este é o último texto da série, em que abordamos sobre os dez Super Bowls mais recentes, destacando os finalistas, os vencedores, quem foi MVP, e algumas surpresas que aconteceram ao longo destes anos. Aqui neste texto, alguns dos principais ídolos do passado e presente da NFL serão destacados.



Super Bowl XLI – 2007 – Indianapolis Colts 29x17 Chicago Bears

MVP: Peyton Manning, quarterback do Indianapolis Colts

Em sua nona temporada na NFL, Peyton Manning já era um dos principais quarterbacks da liga, e escrevia seu nome como um dos maiores atletas de todos os tempos. Mas ainda faltava uma participação em um Super Bowl para completar sua trajetória de sucesso. E ela veio na temporada 2006-07. De baixo de muita chuva, a decisão começou insana, com um retorno de kickoff de Devin Hester para o touchdown do Chicago Bears (o primeiro na história da decisão ao início de uma partida). Depois de um início difícil para Indianapolis, brilhou a estrela de Manning, carregando o Colts para uma grande virada. O quarterback foi escolhido o MVP da partida, na segunda conquista da história da franquia, a primeira desde que a equipe se mudou para Indianapolis. Individualmente, foi o quarto título de Super Bowl do kicker Adam Vinatieri, que havia sido três vezes vencedor com o New England Patriots.



Super Bowl XLII – 2008 – New York Giants 17x14 New England Patriots

MVP: Eli Manning, quarterback do New York Giants

Nunca na história do Super Bowl um time chegou à decisão tão favorito ao título quanto o New England Patriots. A equipe conseguiu a temporada perfeita, vencendo todos os 16 jogos da temporada regular, e os playoffs. O Patriots poderia repetir o feito do Miami Dolphins de 1972-73, único campeão invicto na era Super Bowl. Na verdade, a conquista seria ainda maior, já que na época do Dolphins, a primeira fase tinha 14 jogos. Mas aí o time do QB Tom Brady e do técnico Bill Bellichick enfrentaria o New York Giants. Foi um duelo dramático, com New England com a vantagem no placar durante Two Minute Warning. Só um touchdown poderia mudar as coisas para o Giants do quarterback Eli Manning, irmão de Peyton, campeão no ano anterior. No drive final, uma das jogadas mais incríveis de todos os tempos aconteceu. Em uma terceira descida longa, Eli escapou de ser sacado, e lançou para David Tyree, que fez a recepção com o apoio do capacete, na jogada conhecida como “The Helmet Catch”. Alguns lances mais tarde,o QB de Nova York passou para o touchdown de Plaxico Burress, a 35 segundos do fim. O Giants conquistou seu terceiro título de maneira épica, com Eli Manning escolhido o MVP, acabando com a invencibilidade do Patriots.



Super Bowl XLIII – 2009 – Pittsburgh Steelers 27x23 Arizona Cardinals

MVP: Santonio Holmes, wide receiver do Pittsburgh Steelers

É uma questão discutível, mas em minha opinião, este foi o maior Super Bowl de todos tempos. O Cardinals venceu a NFL na era antiga, mas nunca tinha chegado a decisão desde que NFL e AFL se uniram. Era a redenção do quarterback Kurt Warner (campeão com o St Louis Rams em 1999-2000), que tentava ser o primeiro QB campeão com dois times diferentes. Arizona enfrentara o Pittsburgh Steelers, que buscava o inédito sexto título. A batalha emocionante foi repleta de jogadas incríveis. Antes do intervalo, o Cardinals estava próximo da endzone, quando o linebacker James Harrison fez uma interceptação retornada para touchdown de 100 jardas, deixando Pittsburgh com uma vantagem em 17 a 7. No último quarto, um safety e duas recepções para TD de Larry Fitzgerald deixaram o time do Arizona na frente do placar, por 23 a 20. Restando 35 segundos para o final, Ben Roethlisberger fez um passe de seis jardas para Santonio Holmes, que fez a recepção com a ponta dos pés, na lateralda endzone – na jogada que o colocou como MVP da partida. Touchdown! O Pittsburgh Steelers garantiu o sexto Super Bowl, sendo o time o maior campeão nesta era.



Super Bowl XLIV – 2010 – New Orleans Saints 31x17 Indianapolis Colts

MVP: Drew Brees, quarterback do New Orleans Saints

Pela primeira vez, o New Orleans Saints chegava a um Super Bowl. O quarteback Drew Brees, um dos recordistas em passes para TD em todos os tempos, tinha a chance de se consagrar, enfrentando o Colts de Peyton Manning. Perdendo por 10 a 6 no intervalo, o Saints ousou em sua reação com um onside kick no reinício da partida no terceiro quarto. Deu certo, e o time virou o jogo. Brees completou 32 passes (igualando o recorde de Tom Brady, em 2004), e lançou duas vezes para touchdown. Com sete pontos atrás no placar, o Colts tentou empatar a partida no final do jogo, quando Peyton Manning foi interceptado pelo cornerback Tracy Porter, que retornou para o TD que colocou o time de Nova Orleans pela primeira vez como campeão do Super Bowl. Esta interceptação é ainda mais incrível se for vista com a narração de Everaldo Marques, da ESPN, na jogada descrita por ele como “um retorno para a história”.



Super Bowl XLV – 2011 – Green Bay Packers 31x25 Pittsburgh Steelers

MVP: Aaron Rodgers, quarterback do New Orleans Saints

Depois de uma ausência de 13 anos, o Green Bay Packers retornava ao Super Bowl. Aaron Rodgers ainda não tinha lançado nenhuma hail mary naquela época, mas o quarterback já mostrava que tinha tudo para ser um dos melhores de sua geração – até por ter sido o sucessor da lenda Brett Favre. Rodgers fez três passes para touchdown na partida, e foi escolhido o MVP. O Pittsburgh Steelers começou mal naquela partida, e reagiu no último quarto, mas a equipe não conseguiu virar o placar, e acabou derrotada. Além de Rodgers, o Packers daquele ano já tinha alguns nomes que ainda fazem parte do elenco atual, como o wide receiver Jordy Nelson, o linebacker Clay Matthews e o kicker Mason Crosby.



Super Bowl XLVI – 2012 – New York Giants 21x17 New England Patriots

MVP: Eli Manning, quarterback do New York Giants

Quatro anos depois, o roteiro se repetiu. Desta vez nenhum dos dois times chegou invicto na decisão, mas Giants e Patriots se enfrentariam de novo em um Super Bowl. New England queria a revanche, e liderava o placar nos dois minutos finais. Só que aí, o New York Giants teve a posse de bola no fim do jogo. Com Eli Manning acertando passes precisos, o time chegou na linha de seis jardas. Em uma corrida de Ahmad Bradshaw, o Giants virou o placar. O New England Patriots ainda tentou a vitória por uma última vez, com Tom Brady lançando uma hail mary, mas a jogada não deu certo. Assim, a franquia de Nova York conquistou seu quarto Super Bowl, com o quarterback Eli Manning escolhido o melhor atleta na partida.



Super Bowl XLVII – 2013 – Baltimore Ravens 34x31 San Francisco 49ers

MVP:  Joe Flacco, quarterback do Baltimore Ravens

Foi um jogo repleto de particularidades. A começar pelos treinadores dos dois times, que são irmãos. John Harbaugh continua como técnico do Ravens, e Jim Harbaugh treinava o 49ers. As duas franquias voltavam à final depois de muitos anos. Baltimore participou de um único Super Bowl até então, em 2001 – e venceu. San Francisco teve cinco aparições, vencendo todas – mas a última tinha sido em 1995. Em campo, a vitória do Ravens parecia tranquila. Na volta do intervalo, Jacoby Jones retornou o chute inicial de 109 jardas para touchdown – o mais longo na história – deixando o Ravens com a vantagem em 28 a 6. Isso até acontecer um apagão no Mercedes-Benz Superdome, que paralisou o jogo por cerca de 30 minutos. Quando a luz voltou, o que se viu foi uma incrível recuperação do San Francisco 49ers, que tinha Colin Kaepernick como quarterback titular – na época, considerado um atleta promissor e que tinha futuro na NFL (ele ainda está na liga, mas hoje não tem mais o mesmo prestígio, e talvez jamais voltará a ter). O 49ers chegou a ficar a duas jardas para virar a partida nos instantes finais, mas a forte defesa de Baltimore parou os rivais, confirmando o seu segundo título. O quarterback Joe Flacco, com três passes para touchdown, foi eleito o MVP. Aquela decisão também marcou a despedida do linebacker Ray Lewis, que foi o melhor do Super Bowl XXXV, em 2001, pelo Ravens.



Super Bowl XLVIII – 2014 – Seattle Seahawks 43x8 Denver Broncos

MVP: Malcolm Smith, linebacker do Seattle Seahawks

Peyton Manning deixou o Colts, e estava em seu segundo ano no Denver Broncos. Naquela temporada, foi escolhido o MVP pela quinta vez (marca jamais atingida por outro atleta), lançando incríveis 55 passes para touchdown. Mas no Super Bowl, o  Broncos enfrentaria a fortíssima defesa do Seattle Seahawks.  Foi uma noite em que tudo deu errado para o Broncos, que logo no primeiro snap, a jogada foi mal feita e a equipe sofreu um safety. Na sequência da partida, o que se viu foi um atropelo ofensivio e defensivo de Seattle. O quarterback Russell Wilson, em seu segundo ano como profissional, fez dois passes para touchdown, quando o jogo já estava decidido. Marshawn Lynch, excelente running back, correu para um TD. Mas foi o linebacer Malcolm Smith o eleito como melhor em campo. Ao final do segundo quarto, ele fez uma interceptação retornada para touchdown, em uma jogada de 69 jardas. A vitória por 43 a 8 foi uma das mais largas na história do Super Bowl. O Seattle Seahawks, enfim, conquistava o seu primeiro título da NFL.



Super Bowl XLIX – 2015 – New England Patriots 28x24 Seattle Seahawks

MVP: Tom Brady, quarterback do New England Patriots

Este também pode ser considerado um dos melhores Super Bowls de todos os tempos. O Seattle Seahawks era o atual campeão, e buscava seu segundo troféu Vince Lombardi. O New England Patriots voltava à decisão depois de três anos, mas a equipe já estava em um jejum de uma década sem títulos – e ainda amargurava as duas derrotas para o New York Giants nos anos anteriores. Foi um duelo eletrizante, com o jogo empatado no intervalo. No terceiro período, o Seahawks colocou dez pontos de vantagem, complicando a vida de New England. Nos 15 minutos finais, Tom Brady lançou dois passes para touchdown, com o Patriots de novo na liderança do placar. O roteiro das edições 42 e 46 se repetiu – time vencendo, e os rivais com a posse. Com Seattle já no meio-campo, Russell Wilson lançou um passe longo para Jermaine Kearse, com a bola batendo algumas vezes em seu corpo antes do wide receiver completar a recepão na linha de cinco jardas. Restando 20 segundos para acabar o jogo, em uma segunda para gol, na linha de uma jarda, Wilson não entregou para o running back Marshawn Lynch correr com a bola, e tentou passar para Ricardo Lockette. Mas o cornerback Malcolm Butler se antecipou na jogada, e fez a interceptação – a primeira em sua carreira, logo em um Super Bowl, no último lance da partida. Com quatro passes para touchdown, Tom Brady foi o MVP da decisão, e se tornou o terceiro QB a vencer quatro Super Bowls – junto com Joe Montana e Terry Bradshaw. Brady também foi o segundo atleta a ser eleito o melhor em campo por três vezes, além de Montana.



Super Bowl 50 – 2016 – Denver Broncos 24x10 Carolina Panthers

MVP: Von Miller, linebacker do Denver Broncos

Na temporada anterior, o Carolina Panthers chegou ao Super Bowl com um fortíssimo ataque, perdendo apenas uma partida. O time tinha o quarterback Cam Newton como seu grande líder – e eleito MVP de maneira indiscutível. O Panthers tentaria o título inédito enfrentando o Denver Broncos, que contava com uma forte defesa, e ainda tinha Peyton Manning como QB, embora o atleta já veterano não foi tão bem como nos anos anteriores. Foi um dos Super Bowls mais defensivos da história. Na decisão, a defesa do Broncos dominou na partida, forçando três turnovers, e com sete sacks em cima de Cam. Os defensores do Panthers conseguiram cinco sacks e dois turnovers. Em um duelo assim, não teria como ser alguém do ataque escolhido o MVP. O linebacker Von Miller foi nomeado o melhor jogador. Ele forçou dois fumbles e teve 2,5 sacks. A equipe de Denver foi campeã pela terceira vez em sua história. Manning não passou para nenhum touchdown na partida, mas conseguiu vencer seu segundo Super Bowl, e se tornou o primeiro quarterback a vencer a decisão por dois times diferentes. Foi a vitória de número 200 do QB, que encerrou sua era como jogador no ponto mais alto possível.

Esta foi a série “Os 50 campeões”. Neste domingo, a história terá sua continuidade com o Super Bowl LI. Você pode acompanhar os episódios anteriores no link abaixo.






04/02 - Os 50 Campeões – SB 41 a 50 – Manning enfim conquista a decisão, e os atuais ídolos da liga

Nenhum comentário:

Postar um comentário