quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Os 50 Campeões – SB 11 a 20 – Era Joe Montana e as defesas dominantes da década



Estamos apresentando aqui no Left Tackle Brasil a série “Os 50 Campeões”, que tem como objetivo de apresentar a você como foram as 50 edições anteriores do Super Bowl. Uma ótima prévia para a decisão deste domingo (5), entre Atlanta Falcons e New England Patriots, às 21h30.

Nos episódios anteriores, contamos como surgiu este grande evento, e também sobre as primeiras dez edições (os links para os demais capítulos você poderá acessar ao final deste post). Neste texto, falaremos dos Super Bowls 11 ao 20, destacando os finalistas, os vencedores, quem foi MVP, e algumas surpresas que aconteceram ao longo destes anos.



Super Bowl XI – 1977 – Oakland Raiders 32x14 Minnesota Vikings

MVP: Fred Biletnikoff, wide receiver do Oakland Raiders

Foi o primeiro título de Super Bowl do Oakland Raiders, que teve uma atuação dominante do início ao fim da partida. O running back Pete Banaszak foi o principal jogador do time, com duas corridas para touchdown. Para o Vikings, foi o quarto vice-campeonato em sua história, de uma franquia que nunca foi campeã do Super Bowl – apenas da antiga NFL, em 1970. O curioso deste confronto foi que o MVP Fred Biletnikoff não fez nenhuma recepção para TD, acumulando 79 jardas.



Super Bowl XII – 1978 – Dallas Cowboys 27x10 Denver Broncos

MVP’s: Randy White e Harvey Martin, defensive tackle e defensive end do Dallas Cowboys, respectivamente

Esta foi a primeira decisão na história a ser realizada em um estádio coberto, no então chamado Lousiana Superdome, a casa do New Orleans Saints. Foi também o primeiro Super Bowl jogado pelo Denver Broncos. Em campo, o Dallas Cowboys dominou para conquistar o seu segundo título. Esta foi também a primeira vez em que dois jogadores foram escolhidos MVP’s da partida. Randy White e Harvey Martin, atletas de linha defensiva, tiveram uma grande atuação, e acabaram eternizados no seleto grupo dos jogadores mais valiosos.



Super Bowl XIII – 1979 – Pittsburgh Steelers 35x31 Dallas Cowboys

MVP: Terry Bradshaw, quarterback do Pittsburgh Steelers

Em 13 edições do Super Bowl, os Steelers conquistavam o seu terceiro título. Foi um duelo equilibrado até o fim. Mesmo com Pittsburgh colocando 18 pontos de vantagem no último quarto, o Cowboys não desistiu e chegou perto de virar o placar. Terry Bradshaw foi o MVP em um dia que ele estava inspirado, passando para quatro touchdowns, sendo um deles em uma big play de 75 jardas. A gloriosa era de Roger Staubach, quarterback do Cowboys, chegava ao fim com esta derrota.



Super Bowl XIV – 1980 – Pittsburgh Steelers 31x19 Los Angeles Rams

MVP: Terry Bradshaw, quarterback do Pittsburgh Steelers

Você não leu errado. Antes do Rams voltar para Los Angeles em 2016, o time foi de LA por muitos anos, e jogando na cidade californiana a equipe conseguiu ir para o seu primeiro Super Bowl. Porém, o Pittsburgh Steelers era o adversário, e conquistou o quarto título, sendo o segundo de maneira consecutiva. A partida foi bastante disputada, com o time de Los Angeles na frente do placar no quarto período. Quando mais uma vez apareceu o talento do quarterback Terry Bradshaw, escolhido o MVP novamente. Um touchdown de 73 jardas no último quarto para John Stallworth deu a virada dos Steelers, que anotariam mais um TD na sequência, garantindo mais um troféu. Bradshaw foi o primeiro QB a vencer quatro Super Bowls – Joe Montana e Tom Brady apareceriam mais tarde para repetir o feito.



Super Bowl XV – 1981 – Oakland Raiders 27x10 Philadelphia Eagles

MVP:  Jim Plunkett, quarterback do Oakland Raiders

Jim Plunkett carregou o Oakland Raiders nesta partida, e lançou três passes para touchdown, sendo escolhido o MVP da partida com todos os méritos. Foi o segundo título da franquia, que curiosamente deixaria Oakland nesta temporada, para viver um período de 14 anos em Los Angeles. Esta foi a primeira participação do Eagles em um Super Bowl, mas a atuação da equipe foi abaixo do esperado. O único TD anotado por Philadelphia na partida foi no último quarto, e o Raiders venceu com tranquilidade.



Super Bowl XVI – 1982 - San Francisco 49ers 26x21 Cincinnati Bengals

MVP: Joe Montana, quarterback do San Francisco 49ers.

Era a primeira vez que um jovem quarterback chamado Joe Montana chegava ao Super Bowl.  Com dois touchdowns, Joe Cool cravava seu nome na história do confronto, e foi eleito o MVP da partida. Foi o primeiro Super Bowl das duas equipes, que se enfrentariam de novo anos mais tarde. Em campo, os 49ers não deram chances para a equipe de Cincinnati, anotando 20 pontos no primeiro tempo. O Bengals reagiu na metade final da partida, mas o ótimo início de jogo de San Francisco foi o suficiente para o primeiro título da franquia.



Super Bowl XVII – 1983 – Washington Redskins 27x17 Miami Dolphins

MVP: John Riggins, running back do Washington Redskins

A temporada regular de 1982-83 foi uma das mais atípicas da história da NFL. Uma greve geral dos jogadores atrasou o início da liga, e a primeira fase teve apenas nove jogos para cada equipe. O mais bizarro de tudo é que foi a primeira (e única vez) que um kicker foi escolhido o MVP da temporada, o jogador Mark Moseley, do Washington Redskins.  Com o melhor atleta da liga naquele ano, Washington virou o jogo no último quarto, e conquistou seu primeiro Super Bowl. O MVP da decisão foi o running back John Riggins, que correu para um touchdown de 43 jardas nos 15 minutos finais.



Super Bowl XVIII – 1984 – Los Angeles Raiders 38x9 Washington Redskins

MVP: Marcus Allen, running back do Los Angeles Raiders

Foi o terceiro título da franquia, o primeiro em Los Angeles, conquistado em uma goleada para cima do Washington Redskins, então atual campeão. Marcus Allen, o MVP, foi o motor de arranque do time, correndo para 191 jardas e dois touchdowns, sendo um deles em uma grande corrida de 74 jardas até a endzone. O Raiders também teve um ótimo trabalho defensivo, conseguindo um bloqueio de punt para TD, e uma interceptação retornada para a endzone.



Super Bowl XIX – 1985 – San Francisco 49ers 38x16 Miami Dolphins

MVP: Joe Montana, quarterback do San Francisco 49ers

De um lado, Joe Montana liderando o ataque dos 49ers em seu segundo Super Bowl. Do outro, Dan Marino sendo o signal caller do Miami Dolphins. No duelo entre dois dos maiores quarterbacks da história, Montana levou a melhor, lançando três passes para touchdown, e correndo para a endzone uma vez. Foi o segundo título de San Francisco, o segundo da gloriosa era Joe Montana. Quanto a Dan Marino, mesmo sendo um dos recordistas em passes para TD na história da liga, nunca mais voltou a jogar um Super Bowl.



Super Bowl XX – 1986 – Chicago Bears 46x10 New England Patriots

MVP: Richard Dent, defensive end do Chicago Bears

Foi o primeiro Super Bowl das duas equipes na história do confronto. A frase “ataques ganham jogos, defesas ganham campeonatos” pode ser sim atribuída ao Chicago Bears da temporada 1985-86. A franquia tinha uma defesa fortíssima, e dominou o New England Patriots desde o início da partida. O Bears conseguiu uma das vitórias mais esmagadoras na decisão em todos os tempos. Richard Dent, defensive end daquele time, foi o MVP. No campo de ataque, Chicago tinha o apoio do running back Walter Payton, um dos atletas mais lendários da NFL.

Ainda temos mais 30 confrontos para contarmos as histórias. Fiquem ligados na continuação da série “Os 50 campeões”, e veja os episódios anteriores.



Os 50 Campeões – SB 11 a 20 – Era Joe Montana e as defesas dominantes da década



Nenhum comentário:

Postar um comentário